A preservação ambiental é uma necessidade de toda humanidade, deveria ser abordada de forma mais significativa nas escolas e outras instituições, mas não de maneira maçante, trivial e só de cunho teórico. As ações práticas geram um conhecimento concreto, pois une os aspectos teóricos, integrando-as às problemáticas existentes na sociedade. Desta forma toda e qualquer ação e intervenção pedagógica e psicológica devem unir a ação prática aos conteúdos e aspectos contextuais que se estuda. Assim procuraremos um objeto de estudo que nos leva a uma ação de impacto social, unindo o “útil ao agradável” a realidade local e as ações sobre essa realidade.:
Em nossa região metropolitana encontramos vegetação do nosso cerrado brasileiro um dos mais ricos biomas do mundo, mantidos ainda praticamente intactos devido ao relevo, e da formação rochosa que certamente impediu o desmatamento. Acima e abaixo na depressão dos paredões existem pequenas nascentes que ainda resistem à ação degradatória do homem, em situação regular. Temos ainda uma paisagem muito bonita e rica, tanto no aspecto natural quanto no aspecto histórico/cultural. Estamos propondo uma ação que envolvesse os aspectos teóricos e práticos, visando desenvolver por meio de uma ação direta, a consciência ecológica e de preservação do meio ambiente, da história e cultura local. Diante de tal contexto propomos este projeto com o tema: “Conhecer, Conscientizar para Preservar”. Iniciamos com uma caminhada ecológica onde conheceríamos o local, suas potencialidades, características e importância para a comunidade, mas antes contextualizaremos, sobre o tema “Meio Ambiente e a ação do homem sobre ele, noções sobre patrimônio histórico/cultural e escrituras rupestres”, depois disso realizaremos a caminhada ecológica e de conhecimento do local e assim discutiremos sobre nossa ação. Preservar a natureza, é a idéia principal, o que me levou à criação de um meio de incentivo à preservação e implantação deste.
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